Por que o projeto geotécnico é importante?

ENGENHARIA GEOTÉCNICA

A engenharia geotécnica dedica-se ao estudo das propriedades e do comportamento de solos e rochas sob influência de atividades humanas. Essa área é crucial em diversas circunstâncias, incluindo a mitigação de riscos como colapsos, erosões, deslizamentos de terra e falhas estruturais em edifícios. Um Projeto Geotécnico envolve uma série de estudos do solo, abrangendo análises, interpretações e conclusões baseadas em pesquisas de campo e laboratoriais.

Quais são as categorias mais relevantes de projetos geotécnicos? Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), um projeto geotécnico abarca a direção de serviços como:

• escavações a céu aberto;

• aterramentos;

• bases para estruturas;

• suportes e muros de contenção;

• sistemas de drenagem, escoamento e abaixamento do lençol freático;

• estruturas subterrâneas;

• túneis em solo e rocha;

• barragens e construções associadas;

• pavimentações;

• estabilização de encostas naturais;

• acompanhamento de desempenho em obras.

Como são desenvolvidos?

A criação de projetos geotécnicos se divide em três etapas principais: a análise de viabilidade, o projeto básico e o projeto executivo.

Na fase de viabilidade, amplia-se o conhecimento sobre o solo, facilitando a estimativa de custos e prazos da obra. Este estudo possibilita aos profissionais avaliar o que é tecnicamente factível e economicamente sustentável, além de estabelecer um cronograma esperado. Inclui etapas como reconhecimento preliminar, inventário, pré-viabilidade e elaboração do anteprojeto.

O projeto básico fixa e esclarece os principais elementos da construção, elabora o memorial descritivo e inicia a organização orçamentária. Neste estágio, são realizados cálculos estruturais, desenhos e especificações técnicas, e se reúnem documentos para a aquisição de equipamentos.

Já a etapa de projeto executivo detalha e revisa o projeto básico, mantendo os parâmetros iniciais. Seu foco é a elaboração precisa do previsto para a execução.

Projeto de PCE – Teste de Carga Estática

Dependendo das características e do porte da obra, pode ser necessário monitorar a execução e produzir documentos de acompanhamento. Isso se deve às incertezas do subsolo que podem modificar o projeto inicial. Tais exigências devem ser avaliadas e validadas pela equipe de projeto.

Resumindo, um projeto geotécnico deve incluir:

• plantas de localização das obras de terra;

• cortes e perfis do terreno;

• detalhamento das obras de terra

Por que o projeto geotécnico é importante?

Todo empreendimento que usa o solo como material de construção requer um projeto geotécnico. Eles são mais comuns em algumas atividades, como as obras de aterro e fundações. Muitas vezes, há uma preocupação com a execução correta do procedimento e esquece-se de que é preciso ter cuidado com o local que receberá o material. Em outras palavras, o projeto de fundações é muito importante em uma construção, independentemente de suas características.

Vale ressaltar que o aterro é feito em cima do solo, para ganhar altura. Então, é essencial verificar se o terreno que será usado como fundação é capaz de resistir ao peso do aterro e às demais solicitações de esforço. Obras de fundação demandam projetos geotécnicos para seu dimensionamento e sua correta execução. Do mesmo modo, a verificação de desempenho também exige esse tipo de projeto, de forma a evitar riscos à população. Uma fundação mal projetada pode colocar o investimento no empreendimento em risco. Um exemplo do tipo de problema que pode ocorrer é a tragédia da Barragem de Bento Rodrigues, em Mariana. Por falhas em projetos geotécnicos, a construção sofreu um colapso.

Outro exemplo que demonstra a importância da investigação geotécnica é a Millennium Tower, em São Francisco, nos Estados Unidos. Construída em 2009, teve investimento na casa de R$ 2 bilhões. Contudo, mesmo com toda a tecnologia à disposição, o edifício afundou quase meio metro para dentro do terreno. É possível dizer, então, que a falta de um estudo geotécnico pode representar grandes prejuízos financeiros e até verdadeiras catástrofes — principalmente quando se analisa o aspecto humano. Se investir em projetos geotécnicos é o cuidado com a segurança de todo o ecossistema envolvido.

E aí, gostou dessas informações? Leia outros artigos em nosso Blog.

Obrigado e até mais!

By dsafetech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

No widgets found. Go to Widget page and add the widget in Offcanvas Sidebar Widget Area.