O que o ESG significa para a indústria de mineração?

O ESG – ambiental, social e governança – e as questões que abrange não é novidade para a indústria de Mineração, embora o termo possa ser desconhecido. As mineradoras há muito lidam com assuntos relacionados à agenda ‘verde’ ou de sustentabilidade, mas o ESG agora reúne todos esses temas em uma estrutura abrangente que pode ajudar uma mineradora a navegar e equilibrar os benefícios para o planeta, as pessoas e o lucro com sucesso.

O ESG ganhou destaque principalmente por meio de investidores que exigem maior atenção a questões e dados ambientais, sociais e relacionados à governança. Em suma, os investidores estão começando a olhar além das demonstrações financeiras e agora querem considerar a ética, a vantagem competitiva e a cultura de uma organização de mineração. Eles também propuseram novos padrões e estruturas em relação aos quais os investimentos em mineração devem ser medidos.

Nesse contexto, pode ser difícil para as empresas de mineração navegar pelo que é importante e como deve ser relatado. As seguintes questões são cobertas pela agenda ESG para a indústria de mineração:

Meio ambiente: biodiversidade, serviços ecossistêmicos, gestão da água, resíduos / rejeitos de minas, ar, ruído, energia, mudanças climáticas (pegada de carbono, gases de efeito estufa), substâncias perigosas, fechamento de minas.

Social: direitos humanos, uso da terra, reassentamento, pessoas vulneráveis, gênero, práticas trabalhistas, saúde e segurança do trabalhador/comunidade, segurança, garimpeiros, fechamento/após o uso da mina.

Governança: conformidade legal, ética, antissuborno e corrupção (ABC), transparência.

Dentro disso, as mineradoras precisam considerar se existem riscos ambientais, sociais ou de governança que possam afetar sua capacidade de: levantar capital; obter licenças; trabalhar com comunidades, reguladores e ONGs; e/ou proteger seus ativos de imparidades. E então pode haver oportunidades para: reduzir contas de energia e água ou emissões de carbono; melhorar o desempenho operacional; melhorar as relações comunitárias e regulatórias; e gerenciar a viabilidade de fechamento.

Muitos negócios de mineração e minerais já estão dando passos ativos em sua agenda ESG; identificando suas prioridades e medindo seu desempenho. Mas, em nossa experiência, os benefícios reais surgem quando você vai além da medição e age para melhorar.

As questões ESG (ambientais, sociais e de governança) estão em alta na agenda das empresas do setor de mineração e minerais. Aqui estão quatro razões pelas quais acreditamos que uma resposta proativa em ESG beneficiará qualquer empresa de mineração.

1. Investidores, credores e clientes se preocupam com ESG

O investimento e a compra responsáveis ​​são uma realidade e os investidores, credores e clientes agora querem ver e ser informados de que as questões ESG estão em mãos. Essa necessidade de demonstrar um histórico de bom desempenho ESG agora só aumentará; e a falha em agir positivamente acabará por reduzir o acesso a clientes e financiamento e/ou aumentar o custo do financiamento. Bom ESG = financiamento mais e mais barato para o seu próximo projeto.

2. Governos, reguladores, ONGs, funcionários, comunidades… também estão observando

As partes interessadas internas e externas estão exigindo cada vez mais transparência e desempenho em questões ESG. As empresas de mineração e mineração e suas partes interessadas enfrentam desafios em muitas frentes, incluindo desempenho relacionado a mudanças climáticas, energia, água, saneamento, uso da terra, serviços ecossistêmicos, alimentação, educação, saúde, infraestrutura local, pessoas vulneráveis ​​e corrupção. As prioridades serão específicas para cada empresa e até mesmo para minas individuais, mas ter os interesses e a agenda alinhados para todas as partes interessadas só pode ajudar a todos os envolvidos.

3: Você evita os riscos inevitáveis ​​que acompanham o baixo desempenho ESG

Ninguém gosta de assumir riscos desnecessários, especialmente quando podem atrapalhar ou até interromper um projeto crítico. Aqui estão apenas alguns dos riscos ESG que podem ser evitados se você gerenciar essa agenda de forma proativa:

Comunidades infelizes interrompendo expansões ou operações em uma mina.

Barragens de rejeitos com falha e poluição ambiental resultando na perda de licenças, interrupção das operações e responsabilidade civil ou criminal.

Planejamento e projeto deficientes, expondo a infraestrutura a riscos físicos de mudanças climáticas.

Um uso ineficiente de recursos escassos, como água e energia, ameaça a continuidade dos negócios

Saúde e segurança precárias no local de trabalho, resultando na perda de licenças, interrupção das operações e responsabilidade civil ou criminal.

4: Você se beneficia de oportunidades significativas por meio de um forte desempenho ESG. Implantar o ESG não é apenas gerenciar ou evitar o lado negativo. Há também muito potencial de valorização a ser perseguido, incluindo:

Um histórico de desempenho e fortes relações com as partes interessadas que lhe dão acesso a recursos, financiamento, clientes e cronogramas de desenvolvimento mais rápidos.

Economias significativas em áreas como custos reduzidos de energia, melhor uso da água e gerenciamento mais eficaz e eficiente de muitos outros recursos.

A capacidade de atrair e reter as melhores pessoas do setor. Deixe toda a equipe orgulhosa e com vontade de trabalhar para você.

Avalie e analise os riscos e oportunidades ESG em todo o seu portfólio de mineração ou para um único local.

Defina sua estratégia e objetivos ESG tanto no nível do conselho quanto para o seu executivo corporativo.

Concorde e defina seu plano de ação estratégico desde o nível do conselho até sites individuais.

Busque intervenções de projeto específicas em cada mina que se concentrem em suas questões ESG priorizadas.

Colete e relate dados ESG para seus investidores e outras partes interessadas importantes.

Busque certificação e validação independente associada de seu desempenho ESG.

Riscos e oportunidades

Existem várias, e sem dúvida muitas, estruturas e diretrizes ESG que influenciarão o que você deseja considerar em todo o espectro ambiental, social e de governança. Mas é importante primeiro entender onde você está, ter clareza sobre onde gostaria de estar e determinar os riscos e as oportunidades relevantes para seus negócios nesse contexto. Não há dois empreendimentos ou operações de mineração iguais: riscos e oportunidades variam em importância e como podem ser abordados. Primeiro, você precisa entender o que ESG significa para você hoje, enquanto está atento a um campo de atuação em evolução.

Estratégia e objetivos – Tendo obtido a percepção de onde você está agora, você estará em uma posição muito mais forte para estabelecer um caminho claro para alcançar sua estratégia com objetivos e prioridades para o futuro. Você também poderá fazer isso em um nível organizacional e fazer escolhas diferenciadas em uma escala de site individual. Essa combinação, juntamente com uma coordenação clara e interdependências, garantirá que sua estratégia ESG geral seja robusta, alcançável e compreendida em toda a sua empresa.

Plano de ação – Como qualquer estratégia, seu plano ESG exigirá investimento, atenção da administração e recursos. Ele também impulsionará atividades e oportunidades operacionais relacionadas ou afetadas, por isso é fundamental que seu plano de ação ESG seja priorizado e totalmente integrado ao gerenciamento e entrega operacional.

Etapas práticas para rejeitos em sua jornada ESG de mineração

Os princípios ESG estão sendo cada vez mais adotados pela indústria de mineração em resposta às pressões do público, investidores e comerciais por mais mudanças e melhorias. Um programa ESG bem-sucedido hoje é apenas uma extensão dessa agenda. Aqui estão quatro áreas nas quais você pode agir hoje para avançar em seu programa ESG e construir sobre a base que você já possui:

Gestão de riscos ambientais e sociais – Assegure-se de operar durante todo o ciclo de vida do projeto de acordo com as melhores práticas internacionais (por exemplo, Banco Mundial / IFC Performance Standards). Identifique suas comunidades de interesse (COI): informe, ouça comentários e aja proativamente, depois adapte, analise e mantenha-se conectado.

Compromisso corporativo com dano zero – considere aqui ambos: O recém-lançado Padrão Global da Indústria sobre Gestão de Rejeitos (ICMM/UNEP/PRI) baseia-se na orientação de melhores práticas existentes, incluindo o programa Rumo à Mineração Sustentável da Associação de Mineração do Canadá e as Diretrizes de Segurança de Barragens da Associação Canadense de Barragens. E esteja ciente de que seu COI é global.

Garantia financeira de fechamento e seu compromisso financeiro com a reabilitação estável – física, química, ecológica e social. Entenda os requisitos da vida útil da mina, caracterize os resíduos da mina e desenvolva e implemente planos de mitigação apropriados. E seja realista sobre as suposições de custos de fechamento.

Estrutura de design do projeto – Concentre-se nas questões (drivers de design) e faça os estudos certos, usando as pessoas certas. Mantenha uma perspectiva ampla – considere a expansão futura, considere o fechamento antecipado e projete com flexibilidade. Considere várias alternativas e avalie-as rigorosamente para identificar a solução ideal.

Implementação e operação do projeto – Manter a equipe integrada – drivers ambientais e de engenharia não mudam – e manter um registro de riscos para revisão/atualização regular. Revise regularmente o desempenho e verifique a intenção do projeto e os compromissos de COI.

Conclusão

O ESG não é apenas uma tendência passageira, mas uma necessidade emergente para a indústria de mineração. Abraçar estas práticas não só beneficia o planeta e a sociedade, mas também pode trazer vantagens competitivas significativas para as empresas. É um caminho para um futuro mais sustentável e lucrativo para todos os envolvidos.

Obrigado por nos acompanhar nessa leitura!

Fonte: https://institutominere.com.br  https://habitability.com.br

By dsafetech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

No widgets found. Go to Widget page and add the widget in Offcanvas Sidebar Widget Area.