Curiosidade: você sabe quais são os tipos de barragens que existem?

A barragem desempenha um papel fundamental em uma central hidrelétrica devido ao seu propósito vital. É a construção civil que permite reter a água que, mais tarde, impulsionará as turbinas da central, produzindo energia limpa. Há variadas categorias de barragens, seja pela natureza dos materiais ou pela forma como funcionam.

Os modelos de barragens evoluíram ao longo do tempo conforme a topografia do local e as diversas finalidades da água. Estes dois aspectos são os que definem o design mais apropriado da barragem, considerando sempre que elas têm dois objetivos principais: resistir à pressão da água e, quando preciso, liberá-la.

CATEGORIAS DE BARRAGENS OU REPRESAS SEGUNDO O MATERIAL UTILIZADO

As barragens ou represas podem ser categorizadas conforme o material empregado em sua construção e sua estrutura. Focando na classificação pelo material, identificamos três principais tipos de barragens:

Barragens de Concreto:

Estas são frequentemente escolhidas devido ao seu desempenho em durabilidade, robustez, estanqueidade e praticidade de edificação, além de apresentarem um custo comparativamente mais acessível. As barragens de concreto podem ser tradicionais ou de consistência mais seca, apta para compactação com rolos.

 Barragens de Enrocamento:

Costumam ser estruturas menores, construídas predominantemente com pedra, areia e cimento. Sua edificação é comumente feita de maneira perpendicular aos vales – cortes naturais no terreno – com o intuito de diminuir a velocidade da água ao criar degraus, mitigando a erosão.

 Barragens de Aterro:

Por conta de seu custo reduzido, são amplamente adotadas em nações em processo de desenvolvimento. São constituídas de terra sem cimento, comumente usando pedras e cascalho, que dão a robustez necessária contra a pressão da água. Adicionalmente, são integradas membranas impermeabilizantes confeccionadas a partir de diferentes materiais.

CATEGORIAS DE BARRAGENS OU REPRESAS SEGUNDO SUA CONFIGURAÇÃO OU ESTRUTURA

 Barragens de Gravidade:

Recebem esse nome pois dependem de seu próprio peso para resistir à pressão da água. Usualmente feitas de concreto, material de alta densidade, a força de atrito entre a base e a barragem é imensa, prevenindo deslocamentos devido à pressão hídrica. O solo precisa ser bastante estável, já que suporta o peso tanto da barragem quanto do reservatório. Portanto, seu formato lembra um triângulo isósceles, com a base usualmente possuindo cerca de 80% da altura e pode ter um eixo reto ou curvado.

 Barragens em Arco:

O nome já sugere sua característica principal: um formato arqueado, cuja curvatura resiste à pressão da água. É vital usar um material de alta resistência nas colunas limitadoras – os flancos da barragem – pois são áreas de maior tensão. Portanto, a viabilidade dessa barragem é determinada pelas condições topográficas e orográficas do local.

 Barragens de Contraforte

Ou barragens aliviadas, estas barragens são parecidas com as de gravidade em seu mecanismo resistente, mas possuem contrafortes para garantir estabilidade contra deslizamentos. Apesar de usarem menos material que as gravitacionais, são tecnicamente mais complexas.

Independentemente do tipo ou do que são feitas, as barragens desempenham um papel crucial no cenário de desenvolvimento global, servindo não apenas como fontes indispensáveis de energia limpa, mas também como elementos-chave na gestão dos recursos hídricos. A diversidade em suas formas e materiais de construção evidencia a constante busca por soluções adaptadas às distintas necessidades e contextos geográficos.

No entanto, além de sua eficiência, é imperativo garantir sua segurança. Uma barragem segura protege comunidades, ecossistemas e impulsiona o progresso sustentável. Investir em pesquisa, inovação e manutenção é não apenas um dever das empresas e governos envolvidos, mas uma responsabilidade coletiva para garantir que essas gigantes construções sejam benéficas para todos os seres que compartilham seu entorno.

Agradecemos por acompanhar nossos conteúdos e aproveitamos para convidá-los a conhecer nossos softwares e soluções tecnológicas para auxiliar na gestão e segurança de suas barragens. 😉

By dsafetech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

No widgets found. Go to Widget page and add the widget in Offcanvas Sidebar Widget Area.